Notícias e Artigos Contábeis Diários

RSS Feed
  • face
  • twitter
  • linkedin
  • Preto Ícone Google+
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Conheça os Pilares da Excelência Tributária

19/09/2017

 

O setor tributário das empresas continua sendo um mistério e origem de muitos temores para a grande maioria dos empresários. Muitos se afastam por causa da burocracia exaustiva, outros pela complexidade dos cálculos.

 

Mas, apesar das dificuldades, o setor tributário não deve ser esquecido ou negligenciado pelos gestores. Pois, quando bem estruturado, ele ajudará no desenvolvimento de soluções importantes para o crescimento empresarial, incluindo o aumento da lucratividade.

 

Para termos um setor tributário bem estruturado não basta a contratação de uma empresa de consultoria ou assessoria especializada. São necessários, principalmente, colaboradores comprometidos (pessoas), treinamento constante (capacitação), instruções de trabalho a serem seguidas (processos) e revisão permanente do ciclo de trabalho (controle de qualidade).

 

Estes quatro pontos formam os pilares da excelência tributária:

 

Pessoas

 

As pessoas envolvidas na atividade tributária da empresa (os colaboradores que trabalham com sistema ERP , o contador e os gestores) são partes essenciais do processo. Todos devem ter um papel definido e complementar para que o resultado final seja o melhor para a empresa.

 

Capacitação

 

A técnica e a habilidade são atributos que a pessoa adquire através do estudo e do treinamento. Através do processo de capacitação as pessoas envolvidas no setor tributário desenvolverão melhor as capacidades técnicas e o senso crítico, tornando-se profissionais melhores e contribuindo para o sucesso da empresa.

 

Processos

 

O terceiro pilar para a excelência tributária é a organização e a padronização de procedimentos. Colaboradores comprometidos e capacitados precisam de processos definidos para gerar os melhores resultados e alcançar as metas estipuladas pela organização. Os processos devem ser objetivos e interligados para facilitar o desenvolvimento de toda a cadeia e otimizando a produtividade.

 

Controle de Qualidade

 

Todo ciclo produtivo deve ser analisado com frequência para a identificação de falhas, auditoria dos resultados e melhoria dos procedimentos. No setor tributário essa necessidade é ainda maior, em virtude das constantes modificações da legislação e da complexidade dos procedimentos.

 

O controle de qualidade é uma ferramenta essencial para que o empresário acompanhe e fiscalize o trabalho dos colaboradores, garantido que os melhores resultados para a empresa sejam conquistados.

 

Fonte: Fiscoexpert

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Google+
Please reload

Posts em Destaque

Geração da EFD-REINF no Calima ERP Contábil

03/01/2019

1/4
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Logotipo deitado Projetus.png
  • face
  • twitter
  • linkedin
  • Preto Ícone Google+
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

© Desenvolvido por Projetus TI